Eparquia Ortodoxa do Brasil

PATRIARCA IGNATIUS IV DA SÍRIA SE OPÕE A INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA

DAMASCO, 1º de março de 2012 (AFP) - O líder da Igreja Ortodoxa Antioquina, S. S. Ignatius IV, manifestou a sua oposição a uma intervenção estrangeira no país por considerar que teria repercussões negativas «tanto para os cristãos como para os muçulmanos», informou nesta quinta-feira o jornal Al-Watan. Segundo Ignatius IV Hazim, Patriarca de Antioquia e todo Oriente, «os efeitos nefastos de uma intervenção estrangeira nos assuntos internos sírios afetará tanto os cristãos como os muçulmanos».

O líder religioso, que fez estas declarações durante uma reunião com uma delegação jordaniana em Damasco, não especificou a que tipo de intervenção se referia.

A Liga Árabe havia mencionado a possibilidade de enviar uma força de manutenção da paz na Síria, mas Damasco sempre se opôs a isso.

O Patriarca criticou «a campanha midiática» hostil à Síria, que divulga «falsas informações» e promove «a propagação dos conflitos confessionais e de ideias de divisão» neste país.

Ele saudou as «reformas realizadas» por Damasco e pediu a «unidade nacional», além de considerar que a crise que a Síria atravessa não distanciará os cristãos dos muçulmanos.

A igreja Greco-ortodoxa de Antioquia possui um milhão de fiéis, ou seja a maior parte dos cristãos sírios.

A comunidade cristã síria se mantém à margem do movimento de contestação contra o regime de Bashar al-Assad, por temor que sua derrubada deixe o país em uma situação semelhante à do Iraque.

Fonte: Ecclesia

MASLENITSA - O CARNAVAL RUSSO

21/02/2012 - Desde a segunda-feira, 20, os russos estão come- morando a Maslenitsa, a festa que marca a despedida do inverno e o início da contagem de sete semanas até a Páscoa da Igreja Ortodoxa. A Maslenitsa dá também, as boas-vindas à primavera, que, oficialmente, começa em 1º de março. A festa vai até domingo, 26. Depois, vem a Quaresma ortodoxa.

Durante a Maslenitsa, são consumidas as panquecas chamadas blinis, que têm os mais variados recheios - do creme de leite azedo ao caviar, dependendo do gosto ou do poder aquisitivo de cada um -, e é em torno dos blinis que se realizam os festejos.

Muitas pessoas procuram traçar um paralelo entre a Maslenitsa e o Carnaval brasileiro, pelo caráter festivo das respectivas comemorações. Mas, na verdade, não há como aproximá-las, porque a festa russa conserva o espírito religioso relacionado à Quaresma e à Páscoa, enquanto a folia brasileira há muito tempo se afastou de toda a conotação religiosa.

A tradição da Maslenitsa mantém um desfile de mascarados junto com um espantalho de palha, um símbolo do inverno que se vai. O boneco costuma levar nas mãos uma panela para assar panquecas, numa referência aos blinis. Em Moscou e em muitas outras cidades e nos campos, durante a festa, também acontecem jogos, lutas esportivas e outras competições.

No centro da capital russa, e em muitos outros lugares pelo país, acontece a queima simbólica do espantalho da Maslenitsa, o tradicional ato final das comemorações.

Fonte: Diário da Rússia

AS RELÍQUIAS DE SANTO INOCÊNCIO DE IRKUTSK EM VISITA À AUSTRALIA

Com a bênção dos Metropolitas Hilarion, Primaz da Igreja Russa Fora-das-Fronteiras e Vadim de Irkutsk e d´Angarsk, um relicário com as relíquias de Santo Inocêncio, Bispo de Irkutsk, será levado à Catedral de São Pedro e São Paulo em Sidney, aos 05 de fevereiro - dia da Festa dos Santos Neo-mártires e Confessores da Rússia. Grande maioria dos fiéis da Diocese da Igreja Russa Fora-das-Fronteiras na Austrália é originária de Harbin, Shangai, Zabaikalsk e Trekhrech´ye. Quanto a Santo Inocêncio, foi ele o primeiro Bispo russo nomeado na China.

Fonte: Orthodoxie

Enviado pela Monja Rebeca


O ato de vandalismo no mosteiro ortodoxo

Autor: Michael Kalina / 2012/02/07

A igreja do mosteiro. St. Cruz em Jerusalém foi atacada pelos vândalos.Informou a polícia israelense hoje.autores desconhecidos colocaram na parede do convento, "Morte aos cristãos" em hebraico. Também destruiu dois carros estacionados perto do mosteiro. A polícia suspeita que você tenha feito isso colonos judeus radicais. - Eu sou um padre e eu perdoe - que ataque comentou Pai Cláudio, o governador do mosteiro. Igreja Ortodoxa. St. Cruz foi fundada no século XI, segundo a lenda que foi fundada no local onde cresceu a árvore da qual tomada na Cruz de Cristo. Originalmente viveu nos monges georgianas. No século XVII, ficou sob a jurisdição do Patriarcado de Jerusalém. A biblioteca do mosteiro tem muitos e valiosos manuscritos georgianas. foto

Fonte: Cerkiew


GRÉCIA: IGREJA ORTODOXA DENUNCIA SITUAÇÃO DE POBREZA NO PAÍS

ATENAS, Grécia (RV) - Uma carta, longa e preocupada, ao Primeiro-Ministro Lucas Papademos para denunciar a situação de pobreza e da falta de emprego que, na Grécia, assumiram "dimensões impressionantes".

O Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Sua Beatitude Ierônimos, numa carta ao Primeiro-Ministro Papademos descreve assim a situação:

"O nosso coração e nossa alma estão perturbados com aquilo que está ocorrendo e continua a acontecer em nosso país. Homens honrados perdem o trabalho de uma hora para outra e também sua casa. O fenômeno dos sem-teto e dos pobres está assumindo dimensões impressionantes. Os desempregados aumentam aos milhares todo dia".

O Arcebispo fala dos "contínuos cortes dos salários e dos novos impostos que estão se tornando insuportáveis". Até mesmo denuncia casos de suicídio em aumento por pessoas que chegam a esta decisão por causa do "drama de suas famílias e por pena de seus filhos". E acrescenta:

"A paciência sem precedentes dos gregos está se esgotando, o medo pode causar raiva e o perigo de uma revolta social não pode ser ignorado nem por quem manda nem por aqueles que aplicam as normas. Nestes momentos difíceis e, sem dúvida alguma, decisivos, todos devemos estar conscientes do fato que a insegurança, o desespero e a depressão entraram nas casas de todos os gregos".

O que preocupa o Primaz da Igreja Ortodoxa é que "o drama do nosso país não acaba aqui e pode assumir dimensões imprevisíveis". A partir disso, a carta faz uma série de denúncias: a primeira, se dirige contra os "compromissos que não resolvem o problema, mas que atrasam só e de maneira provisória a morte anunciada da nossa economia".

A segunda denúncia é contra a hipoteca colocada sobre "a nossa soberania nacional", bem como sobre a "riqueza que temos e podemos ter sobre nossas terras e sobre nossos mares. Os gregos - destaca o arcebispo - cansados, desesperados e ansiosos nos pedem respostas responsáveis, sinceras e que convençam. Pedem que lhes seja garantido um futuro. Pedem para onde está indo o País e que finalmente se possa colocar um ponto final nesta tragédia". Em outras palavras, a Grécia espera "ver renascer a esperança". (SP)


Reunião do Presidente Polonês com representantes de diferentes religiões

Em 24 de janeiro, no Palácio Presidencial, Bronislaw Komorowski realizou uma reunião de Ano Novo com os representantes das diferentes religiões. O presidente reconheceu o valor da comunidade formada pelos os seguidores das diferentes religiões. A Igreja Autocéfala Ortodoxa polonesa foi representada pelo Arcebispo D. Jeremiasz e pelo Metropolita D. Sawa. "A comunidade não tem que ser homogênea. Ela não exisge que todos os seus membros sejam a mesma coisa, mas o oposto. A comunidade boa é aquela que pode acolher e abraçar, valorizar e extrair o que é bom, mesmo das diferenças, e dos diversos modos como essas diferenças se dão" - Disse Bronislaw Komorowski, sobre a reunião.

A reunião com o presidente teve a participação de hierarcasda Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja greco-católica, representantes da comunidade judaica e os seguidores do Islã.

Fonte: KAI / Cerkiew
Foto: prezydent.pl

Inauguração de um Centro Médico em Atenas, gerado em comum pela Associação Caritativa "Apóstoli" e a "Associação dos Médicos de Atenas"

Na ocasião da inauguração do primeiro Centro de Cuidados Médicos da Associação Caritativa Eclesiástica "Apostoli", o Arcebispo de Atenas, Sua Eminência Kyr Jerônimo, mencionou os compromissos da Grécia e o custo que deverão suportar as novas gerações: "As obrigações que tomamos não consideram também o futuro de nossas crianças?". A respeito da obra inaugurada, o Arcebispo sublinhou que "em nossa época, numerosos são aqueles que se deleitam em criticar. Hoje, temos aqui atos", mencionando que o segredo para afrontar a crise é a "colaboração" entre a Igreja e os diferentes organismos. O Arcebispo evoca as ações caritativas e sociais do Arcebispado de Atenas e da Associação "Apostoli". Muitos ministros e representantes políticos estiveram presentes na inauguração deste Centro de Cuidados Medicos para pessoas não asseguradas e de classe economicamente inferior, colocada em prática pela Associação dos Médicos de Atenas e a Associação caritativa "Apostoli" do Arcebispado de Atenas.

Fonte: Orthodoxie
Monja Rebeca

Situação do Arquimandrita Efrém

Arquimandrita Efrém

Arquimandrita Efrém, Igumeno do Monastério atonita de Vatopedi, continua preso. Trata-se de um encarceramento preventivo, a pedido do Conselho junto à Corte de Apelos de Atenas. Ele se encontra detido na prisão de Korydallos, na periferia de Atenas.

Há três anos, o Igumeno do Monastério de Vatopedi é objeto de uma obstinação judiciária da parte das autoridades helênicas (gregas), relativa a uma operação financeira contestada por elas.

A cada dia, à guisa de protesto, muitas pessoas assinam a petição pela liberação do Arquimandrita Efrém, dirigida (via internet) ao Presidente, ao Primeiro-Ministro e também ao Presidente da Coorte Suprema da República Helênica: www.freegerontaefraim.com (em inglês).

Fonte: www.orthodoxie.com

Em 24/1/2012
Monja Rebeca.


PERSEGUIÇÃO POLÍTICA À CLÉRIGOS DA IGREJA ORTODOXA NA MACEDONIA.

Gostaria de pedir uma demanda de orações por dois clérigos da Igreja Ortodoxa que se encontram presos, na prisão, e completamente inocentes:

Arcebispo Jovan da Macedônia


Clique na imagem para aumentar.

- Acusado de agir contra o Estado Macedônico (por fazer parte do Patriarcado da Igreja Sérvia). A história é bem complicada e política. O fato é que na Macedônia existe uma igreja que se autodenomina local, com fins políticos, que a todo custo procura derrubar o arcebispado da Igreja Sérvia na Macedônia - parte da ex-Iugoslávia. Esta já é a terceira vez que o colocam na cadeia.

Arquimandrita Efrém

- Abade do Monasterio de Vatopedi, no Monte Athos, acusado de apossar-se de terras em nome do Mosteiro. Foi preso nas vésperas do Natal, na Grécia.

Em 14/1/2012
Monja Rebeca.


IGREJA ORTODOXA RUSSA PEDE REFORMAS

Moscou (RV) - O Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Cirillo I, insistiu na necessidade de reformas políticas no país e pediu às autoridades que ouçam os protestos populares contra a fraude eleitoral e a "respeitar a verdade".

Em entrevista transmitida por uma TV estatal, Cirillo I indicou que "a insensibilidade das autoridades pelos protestos é um péssimo sinal, que comprova a incapacidade do poder de se adaptar".

"Numa sociedade livre, toda pessoa deve ter direito de expressar sua opinião, inclusive o desacordo com as autoridades. O importante é que os protestos, se feitos de modo correto, conduzam à correção da rota política".

"A verdade deve reinar em todos os níveis: pessoal, familiar, sindical, político, econômico e governamental, daqueles que governam o país. A principal mensagem ao poder e ao povo consiste no imperativo de recordar que o limite do confronto e das possibilidades de transformação revolucionária da vida social estão esgotados".

Já uma semana atrás, no Natal Ortodoxo, o Patriarca fez um apelo ao Kremlin para que não cometa o mesmo erro das autoridades czaristas, que ao repreenderem violentamente os protestos acabaram tendo que enfrentar a revolução bolchevique, uma guerra civil e o assassinato da família imperial.

"Na época, fomos incapazes de manter o equilíbrio e a sabedoria. Destruímos nosso país. Por que? Porque os protestos, em muitos casos justos, foram explorados muito habilidosamente por forças políticas sedentas de poder" - assinalou.

O líder da Igreja Ortodoxa Russa, a quem o primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin restituiu muitas propriedades confiscadas pelas autoridades soviéticas, fez as declarações ao primeiro canal da TV russa, o mais visto do país.

A oposição exige a anulação dos resultados das eleições legislativas de 4 de dezembro, consideradas fraudulentas, a realização de uma nova votação neste ano, o registro de todos os partidos, a libertação dos presos políticos e a destituição do presidente da Comissão Eleitoral Central.

Fonte: Ecclesia News

Conferência sobre "Mundialização e Religião na cidade" na Paróquia ortodoxa grega em Bordeaux, França.

O sacerdote Theodoro Papanicolau, reitor da Paróquia ortodoxa grega da Apresentação da Mãe de Deus ao Templo, em Bordeaux , na França deu uma Conferência, no dia 02 de feveriero, no tema de um encontro sobre o tema "Mundialização e Religião na cidade". Para maiores informações, acessem o Blog da Paróquia, em francês.

Fonte: Orthodoxie

Enviado pela Monja Rebeca


PATRIARCA ECUMÊNICO NA ASSEMBLEIA NACIONAL PARA DISCUTIR A NOVA CONSTITUIÇÃO

Constantinopla/Istambul - O Patriarca Ecumênico, Bartolomeu I, participará dos trabalhos da Assembléia nacional turca para discutir sobre a redação da nova Constituição, de modo especial sobre o tema das minorias religiosas. Em fevereiro, uma Comissão específica da Assembléia nacional turca tem programado ouvir as opiniões de líderes das comunidades religiosas reconhecidas na Turquia (além da grega, a armênia, siríaca e hebraica). Como notam fontes da Fides na Turquia, o passo é visto positivamente pelas minorias religiosas, que vêem aumentar o espaço e a consideração a eles reservados pelo Estado. Segundo fontes da Fides, auspicia-se que, no processo de revisão e reforma da nova Carta, sejam concedidos reconhecimento jurídico e representação legal à Igreja católica latina. Um dos novos passos da abertura para as minorias é a proposta de lei, em preparação pelo Ministério do Ensino Público, para permitir às escolas das minorias aceitarem crianças de suas comunidades que não são cidadãs turcas. O projeto de lei prevê que as crianças estrangeiras das comunidades armênia, grega e hebraica na Turquia possam receber instrução nas escolas de suas comunidades. Desta forma, pode-se enfrentar o risco de fechamento das escolas das minorias religiosas devido à carência de estudantes. (PA) (Agência Fides 6/2/2012)

Fonte: Ecclesia

Dia Mundial da Juventude Ortodoxa


Autora: Elizabeth Iwaniuk / 2012/01/29

A Juventude da Diocese de Bialystok-Gdansk convida você para celebrar o Dia Mundial da Juventude Ortodoxa. Programação:

03-5 fevereiro (sexta-feira a domingo)

Congresso dos Líderes das confrarias da juventude na paróquia de Jacznie

11 de Fevereiro (Sábado)

  • 8.30 - St. Liturgia na Igreja Ortodoxa da Ressurreição em Bialystok,
  • Café da manhã,
  • Palestra sobre "Ortodoxia e jovens em diferentes partes do mundo",
  • Saída conjunta para a pista de gelo.

Fonte: Cerkiew, site polonês em lingua inglesa


Um Hieromonge Ortodoxo Morto na Síria

No dia 25 de Janeiro 2012, quinta-feira, o Hieromonge Basílio (Nassar) morreu, vítima de um tiro em Hamar, na Síria. Um clérigo do Patriarcado de Antioquia informou que o Padre Basílio foi morto enquanto prestava socorro a um fiel de Homs, que o havia chamado por telefone, após ter sido baleado. No momento em que o Padre Basílio chegou ao lugar e dava os primeiros socorros, foi tambem atingido por uma bala que atravessou sua axila direita e o peito. Imediatamente, outro padre, que o estava acompanhando, o transportou, todo ensanguentado, ao imóvel vizinho para lhe prestar socorro. Infelizmente, o Padre Basílio morreu trinta minutos depois. O padre, nascido em 1982, era diplomado pela Faculdade Teológica de Balamand. Seu funeral foi realizado no dia seguinte, na igreja de São Jorge de Hama.

Fonte:Romfea.gr

Em 31 de janeiro, 2012
Monja Rebeca


A Grande Benção das Àguas do Rio Suprasl

No dia da Teofania, Clero e fiéis da paróquia de Gródek realizam o costume, vindo de uma antiga tradição, de fazer a bênção das águas em reservatórios naturais. O rio se chama Suprasl, o qual há muito tempo atrás deu início ao mosteiro ortodoxo de Suprasl. Ainda de madrugada, após a Sagrada Liturgia, ao som alegre dos sinos e do cântico dos tropários, o povo se dirige ao rio para a realização da Grande bênção das águas. De cima de uma ponte improvisada, o clero celebra o ofício, após o qual, o povo tem a oportunidade de lavar- se na água e abastecer-se dela para o uso doméstico.

Em 25/1/2012
Pablo Emanuel.


Arcebispo Jovan

O Arcebispo Jovan é transferido para a seção estritamente fechada da prisão de "Idrizovo"

Sua Beatitude Jovan, Arcebispo de Ohrid e Metropolita de Skopje, nas primeiras horas da tarde do dia 16 de Janeiro (2012), foi transferido da seção de recepção para a área estritamente fechada da prisão de "Idrizovo".

Embora o procedimento para decidir sobre a realização de um novo julgamento, que se espera que seja independente, ainda não tenha sido concluído, as autoridades penitenciárias decidiram colocar o Arcebispo Jovan na seção, onde as sanções com o tratamento mais rigorosos são executadas.

A sentença recebida pelo Arcebispo Jovan no processo judicial, que o condenou em sua ausência, é de dois anos e seis meses de prisão. Caso em que normalmente não é considerado necessário usar um tratamento estritamente fechado. Outros prisioneiros, condenados a penas de prisão muito mais longas, recebem o regime aberto ou semi-aberto.

De acordo com as informações que chegam ao público, tal decisão é resultado das demandas do grupo cismático da "Igreja Ortodoxa da Macedônia" (MOC), que insiste no fato de que o Arcebispo Jovan seja mantido confinado em condições de prisão rigorosa, que tornam mais difíceis todas as suas comunicações externas.

Protesto dos monges

Em 24/1/2012
Monja Rebeca.

Fonte: Gabinete do Arcebispado de Ohrid e Metropolia de Skopje


CRISTANDADE ORTODOXA

Teve lugar nos dias 20-22 de janeiro 2012, no sul dos Estados Unidos da América, uma "Conferência sobre Missões e Evangeização" - The 2012 Missions and Evangelism Conference - apresentada pelo Departamento de Missões e Evangelização da Arquidiocese Cristã-Ortodoxa da América do Norte, o Orthodox Christian Mission Center (OCMC) e o North Texas Orthodox Missions (NTOM).

Quatro paróquias ortodoxas acolheram os três conferencistas e sacerdotes: Arcipreste Peter GILLQUIST, Padre Evans ARMATAS e Padre Joseph HUNEYCUTT. Todos três, experientes palestrantes, versados nos temas relacionados à ação missionária e evangelização sob um prisma cristão ortodoxo. Eles também são excelentes autores de obras neste domínio.

Cada apresentação estará disponível pelo www.ancientfaith.com

Em 24/1/2012
Monja Rebeca.

OBRAS

Fr. Peter GILLQUIST

  • Becoming orthodox: a Journey to the Ancient Christian Faith. Conciliar Press.
  • Metropolitan Philip:His life and dreams - The authorized biography of His Eminence, Metropolitan Philip Saliba. Thomas Nelson.

Fr. Joseph HUNEYCUTT

  • One flew over the onion dome: American Orthodox converts, retreats and reverts. Regina Orthodox Press.
  • Defeating sin: Overcoming our passions and changing forever. Regina Orthodox Press.
  • We came, we saw, we converted: The lighter side of orthodoxy in America. Conciliar Press.
Orthodox Christian Mission Center
International Orthodox Christians Charities
North Texas Orthodox Missions

ARCEBISPO AMFILOHIJE NO BRASIL

Depois de visitar as comunidades da Igreja Sérvia na Argentina, da recém constituída Diocese de Buenos Aires e Américas do Sul e Central, sob o Patriarcado Ortodoxo da Sérvia, Sua Eminência Dom Amfilohije, Arcebispo de Cetinje e Metropolita de Montenegro desembarcou no Brasil para uma programa de visitas aos ortodoxos sérvios em nosso país. Já no dia 24 e 25 de novembro S. Eminência reuniu-se com alguns imigrantes na cidade de São Paulo, iniciando seus primeiros contatos em vista da construção de um templo da Igreja Sérvia na maior cidade brasileira, planejado há mais de 30 anos para esta cidade. Ainda em São Paulo visitou o clube Sérvio-brasileiro fundado há mais de meio século (1949) e que reuniu, durante décadas, os imigrantes da fé ortodoxa da região da ex-Iugoslávia. Graves dificuldades enfrentadas nos últimos anos obrigaram à venda da antiga sede do Clube.

A comunidade é pequena, mas vem se desenvolvendo rapidamente com a chegada à cidade de muitos jovens imigrantes, a maioria com boa formação, e isso aponta para a necessidade de melhor estrutura que os acolha e apóie. Neste sentido, foi constituída uma comissão para a formação da primeira paróquia missionária sob o patronato dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Ainda em São Paulo, o Metropolita se reuniu com o Sr. José Guillermo de Godoy Piñeiro, Cônsul honorário da República da Sérvia, nesta cidade.

Viagem à Recife

No sábado 26 de novembro, Sua Eminência Dom Amfilohije deixou São Paulo com destino ao Recife, cidade de mais de dois milhões de habitantes situada no Nordeste brasileiro, onde existem duas paróquias ortodoxas do Patriarcado da Sérvia com três sacerdotes. No Aeroporto de Recife o Metropolita foi recebido por uma comissão liderada pelo Protopresbítero Pe. Dr. Alexis Peña-Alfaro que estava acompanhado do Arcipreste Rafael Carlos Frederico Santos, do Arcipreste Pe. Elias Ned Cavalcanti Lima e do Abade Pedro Siqueira, um jovem brasileiro que recentemente tornou-se monge em Montenegro.

No último dia 23 de novembro, em Buenos Aires, Dom Amfilohije esteve na Catedral da Anunciação da Santíssima Mãe de Deus para um encontro com o Arcebispo Platão, Metropolita de Buenos Aires e América do Sul do Patriarcado de Moscou.

Fonte: Ecclesia News