Eparquia Ortodoxa do Brasil

A BELEZA DO SAGRADO: UM PROJETO PAN-ORTODOXO

A Beleza do Sagrado começou como um projeto desenvolvido pelo Atelier São Lucas, juntamente com comunidade da Catedral Ortodoxa da Santíssima Virgem Maria, com a proposta de congregar todas as comunidades ortodoxas do Rio de Janeiro.

Ele consiste na realização de encontros culturais, abertos ao público em geral, onde são expostos ícones, cantos litúrgicos, artesanato sacro e outros elementos culturais correlatos (filmes, fotos, palestras, comidas típicas, etc.). Os dois primeiros eventos ocorreram em anos seguidos (2009 e 2010), mas depois considerou-se que seria melhor que os eventos tomassem um caráter bianual. Quanto a fixação de uma data, considerou-se que, em regra, deveria ser no início do ciclo litúrgico anual. Ou seja, numa data logo após a da Festa da Natividade da Santíssima Virgem Maria (8 de setembro).

Após a sua segunda edição, a “Beleza do Sagrado” deixou de ser um evento para se tornar um projeto de caráter par-ortodoxo. Ela deixou de ser vista apenas como um evento cultural capaz de divulgar a presença da cultura do cristianismo oriental no Brasil. Ela também se tornou um conceito que possui uma dimensão externa e outra interna. Externamente é um meio de expressão cultural da fé ortodoxa no Brasil, e, internamente, é um meio de viabilizar formas e meios de vivência comunitária e de ascese pessoal.

Na verdade, esse caráter pan-ortodoxo vem presidindo todos os projetos da Catedral e da Eparquia. A Escola de Teologia São João Apóstolo e o Atelier São Lucas têm a proposta de se constituírem em entidades autônomas, voltadas para o serviço de toda a comunidade ortodoxa e mesmo para a sociedade brasileira em geral.

A Beleza do Sagrado I - 12 de dezembro de 2009.

Além de uma exposição de ícones escritos pelo Atelier São Lucas e do artesanato produzido na Catedral da Santíssima Virgem Maria, tivemos uma apresentação de cantos litúrgicos eslavos na voz do Sacerdote Vasily Gelevan e de sua esposa.

A Beleza do Sagrado II - 25 de setembro de 2010.

Integraram o evento: uma renovada exposição de ícones escritos pelo Atelier São Lucas; artezanato produzido na Catedral da Santíssima Virgem Maria; Coral da Paróquia de Santa Zenaide (Igreja Russa); Cantora (fiel) da Igreja Antioquina (Árabe); Cantor (Sacerdote) da Igreja Grega; Cantor (fiel) da Igreja de Alexandria presente na República do Congo. E tivemos também a presença de monges beneditinos que fizeram uma apresentação de Canto Gregoriano. Houve também uma palestra proferida pelo Arcebispo D. Chrisóstomo sobre ícones famosos.

O evento também proporcionou a oportunidade do público presente conhecer uma recém pintada composição mural, que traz a Santíssima Virgem. Na composição temos a representação simbólica do prédio da Catedral da Santíssima Virgem Maria e de seus arredores que incluem a comunidade e o mar.

A Beleza do Sagrado III - de de 2012.

OS CRISTÃOS ORTODOXOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,

UNIDOS EM UM SÓ ESPÍRITO, CONVIDAM.

6ª-feira, dia 19 de outubro, a partir da 18h
Na Sociedade Ortodoxa São Nicolau/Rua Gomes Freire, 559, 2º andar, Centro.
Ocorreu a abertura da exposição de ícones de atelier de iconografia S, Lucas.
Os Coros litúrgicos das paróquias ortodoxas Grega, Árabe, Russa e Brasileira e de canto gregoriano com monges Beneditinos.

Sábado, dia 20 de outubro, a partir das 16h
Na Paróquia Ortodoxa da S. Zenaide | Rua Monte Alegre 210, Santa Teresa
Ocorreu um sarau da juventude ortodoxa com poesia, música popular brasileira e russa e degustação de comida típica russa.
Às 18h houve Oficio da Vigília dominical;
Às 19h houve Palestra sobre a arquitetura cristã ortodoxa - por Felipe Ortiz;
Às 19h30 houve As peças teatrais FLICTS e O DOTE OU VENENO COLORIDO.

Domingo, 21 de outubro, a partir das 10h
Na Catedral da Santíssima Virgem Maria | Rua Saint Roman 226, Copacabana